ALERTA PARA AS LAGARTAS DO PINHEIRO:
A lagarta do pinheiro é um insecto que tem um efeito nocivo não só nos seres humanos, (causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório), mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas.
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória. O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.
Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exactamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
As lagartas passam por vários estágios de desenvolvimento. É a partir do 3º estágio, desde meados de Fevereiro a fins de Maio, que os seus pêlos urticantes produzem as alergias cutâneas, oculares e respiratórias.
A partir do 5º estágio de desenvolvimento, as lagartas abandonam os ninhos, descem o tronco do pinheiro e dirigem-se em procissão, daí a designação processionária, para o solo onde se enterram para passar à fase seguinte de crisálida e evoluir finalmente para a fase de insecto adulto, que emerge no verão.
Lembre-se: evite passear nos locais com pinheiros infestados e se algum dos seus animais entrar em contacto com estas lagartas dirija-se o mais rapidamente ao seu Veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário