quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte II)


Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte II)

Foto: Tambako the Jaguar
_*_*_*_

Comportamento
     Como seus antepassados viviam em tocas, os ferrets adoram se enfiar em todo lugar, inclusive naqueles que você acharia impossível ele entrar. Furos com mais de 2,5 cm x 2,5 cm já são perigosos, pois os Ferrets têm o corpo extremamente flexível e são super curiosos. Seu acesso à casa deve ser limitado, aumentando aos poucos com o passar do tempo. Inicie com um quarto ou um banheiro. Sua casa deve ser preparada para receber um Ferret, para evitar que ele se machuque ou cause "algum prejuízo" aos seus móveis e objetos.

Aquisição
     No Brasil, você pode adquirir um Ferret importado dos Estados Unidos e registrado no IBAMA. Ao comprar o Ferret, o dono assina um documento contendo o número de identificação do microchip do seu Ferret e seus dados pessoais. Este documento será encaminhado pela loja ao IBAMA.
     Todos os Ferrets já entram no Brasil castrados, com cerca de seis semanas de idade. Esta medida é necessária, segundo o IBAMA, para prevenir um possível desequilíbrio ecológico causado por superpopulação de Ferrets. Além disso, a castração evita que os animais, durante o período do cio, apresentem odor forte, agressividade com os outros animais, urinar fora do local habitual, etc.

Cuidados
      Ferrets podem ser treinados, fazer truques e a maioria adora passear com o dono, no ombro ou numa bolsa. Dormem muito e não se incomodam em ficar na gaiola, mas precisam correr e brincar no mínimo 3 a 4 horas diariamente fora dela.
     Na ausência do dono, a gaiola impede que nosso amigo se meta em confusões. Da mesma forma que eles gostam de sua liberdade quando saem para brincar, também gostam da segurança que sua casa lhes oferece. Quando estão fora, brincando, a porta da gaiola deve permanecer aberta para que eles possam retornar sozinhos, caso queiram dormir, comer ou fazer suas necessidades. 
     A gaiola precisa ser resistente e de metal, e ter no mínimo 45 cm de cada lado, mas quanto maior melhor. Também deve ser à prova de fugas e de malha fina, caso contrário o animal poderá espremer-se por qualquer espaço, podendo ficar preso, o que poderia ser fatal. E cuidado com as travas de mola.
     O Ferret precisa de um tipo de "ninho" para dormir. Ele prefere camisetas ou moletons ou mantas para bebês 100% algodão ou redes e camas desenvolvidas especialmente para Ferrets. Sua cama deve estar numa área distinta da área de alimentação e do seu banheiro. Recomenda-se colocar o bebedouro do lado da ração e a bandeja sanitária no lado oposto, também distante do local de dormir.
     Mantenha a gaiola em um local fresco e seco, onde não haja corrente de vento e luz solar incindindo diretamente. Nunca deixe um Ferret na gaiola exposto ao sol diretamente. E não coloque a gaiola perto de equipamentos de som ou da televisão. Sempre mantenha a gaiola limpa com água e sabão neutro.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário