quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Problemas com Amônia no Aquário


Problemas com Amônia no Aquário

_*_*_*_

     Água intoxicada afeta a respiração normal dos peixes e pode levar a morte.
     A elevação dos níveis de amônia em um aquário ocorre devido a diversos fatores: superpopulação, decomposição do alimento dado em excesso e não consumido pelos peixes, degradação de proteínas, plantas e peixes mortos, acúmulo de detritos e excretas dos peixes, utilização recente de medicamentos e outras substâncias químicas na água, limpeza de filtros e do substrato recentemente, deficiência no sistema de filtragem.
     Em ambientes naturais como rios e lagos, a amônia é diluída imediatamente a níveis reduzidos. Contudo, em tanques ou aquários, seus índices podem atingir níveis perigosos, a menos que sejam removidos através de filtragem eficiente e trocas parciais de água.
     Em aquários recém-montados onde não temos ainda as bactérias nitrificantes em níveis ótimos para transformarem a amônia em nitrito e, posteriormente, em nitrato, algumas medidas poderão ser adotadas para evitar que ela atinja níveis inaceitáveis, ameaçando e pondo em risco a saúde dos peixes.

Principais Sintomas
     Peixes ofegantes, que geralmente ficam boqueando na superfície da água, natação irregular, perda do apetite, peixes se esfregando contra objetos sólidos devido a irritação causada pela amônia.
     Portanto, torna-se fundamental a valiação dos parâmetros físicos-químicos da água para que se determine a causa real da sintomatologia, antes que se inicie qualquer tratamento passível de agravar o problema.

O que fazer?
     Na montagem do aquário novo, deixe o filtro em funcionamento durante alguns dias sem peixes, coloque produtos aceleradores biológicos (existentes no mercado) que irão acelerar o crescimento de bactérias nitrificantes.
     Povoar o aquário lentamente para que as bactérias não sejam consumidas excessivamente.
     Em aquários já povoados, efetue trocas parciais de água do aquário, em média 30% sifonando o fundo retirando o material orgânico que se acumula no meio do cascalho.
     Repor a água balanceando a temperatura e o PH.
     Aumentar o volume de oxigenação do aquário.
     Não tendo sucesso com este tratamento e havendo a permanência da amônia, é necessário rever o sistema de filtragem, a população de peixes e até a alimentação dos peixes, que deve ser diminuída drasticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário