quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pet Feliz da Vida durante o Verão


Pet Feliz da Vida durante o Verão

Foto: Andréa Prestes
_*_*_*_
      Durante o verão, é bom ficar de olho em alguns cuidados para manter seu bichinho saudável e feliz! Por exemplo: cães e gatos ficam  mais vulneráveis a parasitas e vermes no Verão. Por isso, fique atento: se o seu mascote está emagrecendo, tem pequenas lesóes no ventre, secreções oculares, está com a pelagem sem brilho e com falhas, cuidado! Ele pode estar com vermes e a recomendação é levá-lo ao veterinário para receber tratamento.
     "O controle dos parasitas e vermes nos cães e gatos é muito importante, pois além de evitar doenças nesses animais preserva a saúde da família", alerta o veterinário Régis César Santoro Patitucci. "Isso porque alguns parasitas causam doenças nos seres humanos, ou seja, são zoonoses."
     As verminoses são doenças causadas por parasitas comumente conhecidas como vermes ou lombrigas. Os filhotes de cães e gatos são as principais vítimas, mas os animais adultos também sofrem. Outros fatores podem influenciar no aumento da infestação de paasitas em cães e gatos.  O clima tropical do Brasil, por eemplo, propicia a presença de pukgas e carrapatos durante o ano todo. Nos meses mais quentes do ano, nota-se maior proliferação dos vermes e parasitas. "O verão é tempo de férias e quem leva o animal de estimação para o litoral ou interior precisa protegê-lo contra doenças como verme do coração, controle de pulgas, carrapatos, piolhos, sarna de ouvido, escabiose e vermes intestinais", conta Patitucci.
     O diagnóstico dos vermes é feito principalmente por exames e em alguns casos por meio da visualização e reconhecimento nas fezes dos animais. Mas a vermifugação periódica e orientada pelo médico veterinário é a melhor forma de prevenir vães e gatos de contraírem vermes e parasitas. O controle do ambiente também é fundamental para a saúde dos animais e seres humanos. "O que poucas pessoas sabem é que as pulgas presentes o animal representam apenas 5% da população total desse parasita. Os outros 95% - incluindo ovos, larvas e pupas - estão no ambiente onde o animal vive. Existem produtos veterinários que também atuam no ambiente", esclarece Patitucci.
     Outra doença que ataca humanos e animais com maior incidência durante o verão é a leptospirose. A ocorrência de chuvas fortes nesta época do ano, causando enchentes nas grandes cidades, aumenta o perigo de transmissão da doença
     Um bom começo para evitar o surgimeto da doença é a prevenção contra a infestação de ratos. Evitar o acúmulo de lixo em terrennos baldios, na rua e nos córregos é a medida número 1. Depois, manter a casa e o quintal sempre limpos, evitando que os roedores se instalem. Os ratos urbanos só se instalam em locais onde possam encontrar abundância de comida, água e abrigo.
     Caso haja suspeita de infestação, pedir orientação a uma empressa especializada para verificar a situação e realizar o controle adequado. O uso doméstico de veneno de rato é muito perigoso para a saúde das pessoas e animais domésticos, causando envenenamento e morte em muitos casos.
     Os animais tambem precisam de proteção contra o sol, pois a exposição excessiva pode causar irritação nos olhos e queimaduras em diversas partes, como focinhos, pontas de orelhas, abdome, pele despigmentada e clara, além de outras áreas com escassez de pêlos.
     Já existe no mercado Protetor Solar e óculos de sol exclusivo para animais. Antes de sair com seu mascote, o ideal é aplicar protetor solar no focinho, barriga, orelhas e outras partes com pelagem escassa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário