sábado, 26 de novembro de 2011

Vai Viajar com seu Pet?


Vai Viajar com seu Pet?

Saiba o que providenciar antes de pegar a estrada e os cuidados que você de ter durante a viagem

foto: Veterinary Pet Insurance
_*_*_*_
     Confira nossas dicas para garantir uma viagem tranqüila com seu pet. As informações abaixo valem para cães, gatos e, algumas, para ferrets.

100% Saúde
     O primeiro cuidado que os donos de animais de estimação devem ter é quanto ao estado de saúde do seu pet. Verifique se as vacinas estão em dia e se o bichinho está livre de vermes, pulgas e carrapatos. Na dúvida, procure o veterinário.

Placas de Identificação
     Antes de botar o pé na estrada, providencie uma plaquinha de identificação com o nome do animal, o seu nome, endereço e telefone, inclusive com código de área. Cães e gatos podem ficar curiosos, se aventurar na exploração do novo território e perder o caminho de volta.

Praia ou Campo
     Se a escolha for ir para o litoral, pergunte ao veterinário sobre a necessidade de tomar algum medicamento para evitar a filária, ou verme do coração. Mas se o destino for o campo, o cuidado deve ser quanto a pulgas e carrapatos.

Viagem de Carro
     Você pode levá-lo numa caixa de transporte ou optar por utilizar cintos de segurança. Além de garantir a segurança do seu bichinho, o cinto evita que o animal distraia o motorista. Não dê muita comida antes da viagem, pois ele pode enjoar e vomitar. Uma dica é levar algum alimento seco, como couros digeríveis ou biscoitinhos, e muita água. Deixe ele sair do carro e fazer suas necessidades a cada duas horas.

Viajando de Avião
     Verifique com sua companhia aérea a forma de transporte do seu bichinho, mas normalmente são caixas de transporte, que podem ser de fibra, de aço ou de madeira. O ideal é que o seu pet já esteja acostumado à caixa de transporte, que ela seja aconchegante por dentro e vem ventilada. Pets com até 5 quilos podem embarcar com o dono na cabine do avião.
      Carteira de vacinação atualizada, atestado de saúde e GTA (Guia de Transporte Animal) também são essenciais. Informe-se com seu veterinário.
     Viagens internacionais exigem mais cuidados. Procure a embaixada do país de destino para saber sobre a legislação local a respeito do controle de entrada de animais. O animal também dever ter um microchip, implantado por um veterinário.

Cuidados com o Sol
     Animais de pêlo branco, ou com manchas claras na pele, focinho ou orelhas, podem se queimar facilmente com o Sol. Informe-se com seu veterinário sobre protetores solares. Já animais de pêlo escuro ou com pelagem muito densa são alvo fáceis de insolação. Por isso, cuide para que não falte sombra e água fresca nessas férias. E lembre-se: nunca deixe seu pet dentro do carro em dia quente e cuidado ao caminhar no asfalto (ele pode queimar as patinhas).

     Aproveite a viagem e, se for dirigir, não beba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário