domingo, 27 de novembro de 2011

O Peixe Telescópio


O Peixe Telescópio

Foto: melhorpeixe.com
_*_*_*_

     Com olhos deste tamanho, esse peixinho só podia mesmo se chamar Telescópio. Este é o nome popular de uma variação do peixe japonês (Kinguio, ou Goldfish) e, assim como ele, é também bastante resistente, nas cores negro e chocolate. Seus olhos são grandes e têm uma estrutura que sai da cavidade ocular, o que deu origem ao seu nome.
     O Telescópio é da família dos Kinguios, que são peixes bastante sociáveis, que podem ser mantidos em aquários comunitários com diversas espécies de peixes, como Molinésias, Platys, Espadas, Barbos e Coridoras. Como são peixes relativamente lentos e com grandes nadadeiras, deve-se evitar mantê-los com peixes de tendências mais agressiva, pois eles podem mordicar as nadadeiras e também ferir os olhos do Telescópio.
     Como todo Kinguio, os Telescópios são meio bagunceiros. Sua mania é revirar todo o substrato do aquário e arrancar as plantas à procura de alimento, deixando assim a água turva. Para evitar que ele faça isso, você pode fazer uma grossa forração no fundo do aquário (cerca de 5cm) usando 10% de cascalho branco e 90% de cascalho do rio. Como vegetação, as plantas que melhor resistem às peripécias do Kinguio são a Vallisneria, a Elodea e a Echinodorus.
     O Telescópio é um peixe bem resistente, mas o aquário deve ser grande e a aeração que deve ser bem eficiente, para não deixá-lo com falta de ar, pois eles necessitam de muito oxigênio. O ideal são 10 litros para um peixinho de 5cm (sem a cauda), aumentando 2 litros por cm nos maiores.
     Quanto à alimentação, ele come de tudo: desde alface, escarola, espinafre, verduras em geral, alimentos vivos (tubifex, artêmia, dáphnias, blood worms, etc.), e rações industrializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário