sábado, 26 de novembro de 2011

Jardins Submersos


Jardins Submersos

_*_*_*_


     Tá certo que existem painéis muito bonitos para você decorar seu aquário, mas nada se compara à beleza das plantas vivas. Um Aquário Plantado ainda traz mais aconchego e abrigo aos peixes, contribuindo para o equilíbrio desse ecossistema aquático.
     Por isso, vamos dar algumas dicas de montagem e manutenção de Áquarios Plantados:

Tamanho - O mínimo recomendado é um aquário de 10 litros. Lembre que quanto maior a altura do aquário, mais wattagem você terá que usar, e que aquários com alturas maiores que 50cm exigem o uso de sistemas metálicos - HQI, ou VHOs.

Filtragem - O melhor sistema de filtragem é o externo, que retira a sujeira do aquário várias vezes por hora, ao contrário do filtro biológico de placas sob cascalho (FBF) que esconde a sujeira embaixo das placas.

Substrato e adubação - O principal item de um Aquário Plantado é o substrato. Espalhe um fertilizante especial para aquários (rico em ferro) em todo o fundo do aquário. Depois, coloque o cascalho por cima. Recomenda-se pelo menos 7 cm de cascalho para uma boa fixação das raízes das plantas. O melhor tipo de cascalho é a laterita. Então, cubra tudo com uma camada de cobertura com cascalho fino mineiro ou de rio natural. Cascalho grosso não deve ser utilizado em Aquários Plantados.

Iluminação - Outro item fundamental neste tipo de aquário é a iluminação. Para que as plantas não fiquem compridas e com poucas folhas, é aconselhável o uso de no mínimo 1 watt para cada litro. Em aquários com altura acima de 60 cm pode ser usado um conjunto de HQI de 150 watts ou as lâmpadas fluorescentes VHO ou Compactas que podem ser achadas nas lojas de aquários. As lâmpadas são itens importantes: as que estão entre 7500 - 15000 kelvins são hoje consideradas as melhores, seja fluorescente ou de vapor metálico.

CO2 - O uso de sistema de injeção de CO2 está ficando muito popular pelo seu efeito na fotossíntese, pH da água e conseqüentemente crescimento das plantas. Você irá perceber que se você possui muitas plantas e não possuir o sistema de CO2, o seu pH irá sempre subir (alcalinizar). Esta é uma conseqüência normal. Por isso, procure um modo de manter o seu pH sempre entre 6.5 e 6.8. (O uso de acidificante não é aconselhado).

Manutenção - Troca de 1/3 de água semanal para repor os nutrientes com água deionizada ou de reverse osmose (para não introduzir fosfatos), poda das plantas mais altas que começam a fazer muita sombra, monitoramento do pH e temperatura e adicionamento de adubos líquidos e em pastilhas para as plantas mais delicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário