segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Colecionadores de Animais - Parte I


Colecionadores de Animais - Parte I

Quando o desejo de ajudar animais se converte em uma séria condição psiquiátrica?
Colecionar não resolve o problema; apenas cria um grande problema posterior para os verdadeiros libertadores.
Fonte: defensoresdosanimais.wordpress.com
_*_*_*_

     Doris estava morta há dois dias quando a acharam. Quando os para-médicos abriram a porta, o poder do mau cheiro dos excrementos dos gatos bateu-lhes como uma parede. Gatos em pânico voavam por toda a parte da casa; pilhas de dejetos de gatos e vasilhas de comida velha por toda parte do chão. Depois que os para-médicos retiraram o corpo de Doris, eles chamaram o oficial de controle de animais, que me chamou para ir ajudá-lo a retirar os gatos. Eu já tinha lido estórias de pessoas como Doris nos jornais, mas esta, foi a primeira vez que eu estava vendo os efeitos de uma conhecida condição mental chamada Coleção de Animais.
     A casa estava imunda, o mau cheiro era excessivo. Os gatos estavam assustados e hostis. Não havia comida em evidência e a única água vinha de um vazamento da torneira da pia. Minha equipe e eu começamos a capturar os gatos com redes e caixas transportadoras e a dar-lhes a ajuda de que precisavam. Havia várias crias de gatinhos em vários cantos da sala principal. Era fácil pegá-los, mas saber quem eram as mães não era fácil. Depois que capturamos cada gato, checamos para ver se algumas estavam amamentando, então, podíamos tentar combinar os filhotes com suas respectivas mães.
    Quando terminamos o trabalho, tínhamos removido 56 gatos e filhotes da casa. Felizmente a maioria encontrou novos lares. Os ferozes continuaram a vier no Best Friends.

O que é um colecionador de animais?
     Nunca conheci Doris, portanto, não sei como ela começou a recolher gatos. Especialistas nos falam que coleção de animais é uma doença de desordem mental relacionada à desordem obssessiva compulsiva. A maioria dos colecionadores são mulheres de meia-idade ou idade avançada que moram sozinhas. Geralmente, os animais recolhidos são os gatos - é mais fácil manter gatos dentro de casa, fora do alcance dos olhos da vizinhança. Geralmente, quando outras pessoas são alertadas para uma má situação, podem haver centenas de gatos abarrotados numa casa ou trailer.
     Alguns colecionadores de animais começam com a melhor das intenções, mas, gradualmente, os animais perdem sua identidade, tornando-se objetos a serem coletados, apenas como algumas pessoas colecionam revistas velhas ou latas ou bolas. Recolher os animais não é suficiente, a menos que perpetradores recebam ajuda profissional, a maioria se muda de local e começam tudo de novo.
     Nem todos que terminam com muitos animais são colecionadores. Há uma grande diferença entre o que resgata, cuja situação está ficando fora do controle, e um colecionador de animais, que tem doença mental e está usando animais para alimentar sua compulsão. Conheci muitos amantes de animais que resgataram mais animais do que podiam manter em casa e que se acharam com problemas. Estas pessoas não são doentes.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário