segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fisioterapia em Animais


Fisioterapia em Animais

_*_*_*_

     A fisioterapia tem sido usada no tratamento de animais há mais de trinta anos. Esse elo criado, entre a fisioterapia e a medicina veterinária, vem oportunizando uma recuperação em animais com protocolos fisioterapêuticos adaptados para cada espécie.
      Em um estudo realizado pela Fisioterapeuta Carolina Milnitsky, utilizou-se da eletroterapia no tratamento da displasia coxofemoral em um cão. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a eletroterapia por corrente russa pode ser utilizada como recurso fisioterapêutico apra tratamento da displasia coxofemoral em cães pois oferece condições para uma rápida recuperação de massa muscular e melhor qualidade da marcha. Podemos concluir sobre os ganhos da intervenção do fisioterapeuta no tratamento em conjunto com médicos veterinários. Esta soma de esforços traz, como foi visto, bons resultados no tratamento da displasia coxofemoral. Provavelmente, outras patologias poderão ser tratadas com apoio da fisioterapia e desta forma poderemos obter uma melhor qualidade de vida do animal e a satisfação do seu proprietário.
     A eletroterapia é um campo de ação e domínioo do fisioterapeuta que consiste na administração de correntes elétricas de baixa e média freqüência com o objetivo de promover a analgesia e/ou o resgate funcional de um órgão ou sistema. Este recurso proporciona inúmeros benefícios, como o aumento da força muscular e amplitude de movimento da articulação, assim como a diminuição do edema e da dor.
     Além da eletroterapia, dispomos de inúmeros recursos a serem utilizados nos animais, a escolha irá depender das necessidades individuais e condições patológicas do paciente.
     Portanto, a fisioterapia pode cooperar com os melhores resultados conquistado na medicina veterinária, buscando sempre o bem estar e saúde do animal.


Carolina Milnitsky
Fisioterapeuta - CREFITO 1868-LLT/F

Nenhum comentário:

Postar um comentário