sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Nutrição Animal


Nutrição Animal


Foto: JnL - Flickr

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     O órgão governamental que regulamenta o setor de nutrição animal é o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e não existe nenhum critério definido para classificar os produtos nestes segmentos. Este órgão caracteriza os alimentos para cães e gatos de acordo com a sua função em três categorias. São elas:
1) alimento completo e balanceado- tem a finalidade de suprir todas as necessidades nutricionais em um único produto;
2) específicos - compreendemos biscoitos e petiscos - têm o objetivo de agrado;
3) alimentos coadjuvantes -destinados aos animais que apresentam alguma enfermidade (diabetes, obesidade, entre outras).

     A segmentação dos produtos, em econômico,  Premium e Super Premium compreende uma classificação mercadológica.  Nem todos os produtos que se definem como Super Premium podem ser tecnicamente denominados como tal.
     Os alimentos Super Premium são caracterizados por apresentarem maiores níveis de garantia (proteína e gordura) e, consequentemente, possuem maior quantidade de calorias. Apresenta um ótimo aproveitamento por parte do organismo dos animais, conceito chamado de digestibilidade. Estas características permitem que a quantidade fornecida para suprir as necessidades energéticas e nutricionais dos cães e gatos seja menor.
     Outro grande diferencial do alimento Super Premium é a presença de ingredientes funcionais, que além de fornecerem nutrientes, agregam algum benefício à saúde do pet. Exemplos de ingredientes funcionais são: prebióticos, fibras especiais como a polpa de beterraba, a fibra de ervilha, psyllium, sulfato de condroitina e glicosamina, entre outros.
     Além das características relacionadas ao produto é importante considerar a idoneidade da empresa que os fabrica, ou seja: sua origem; há quanto tempo está no mercado; se investe em pesquisa; como avalia seus produtos; se possui um SAC que proporciona atendimento adequado; entre outros pontos. Portanto, classificar um produto em uma determinada categoria mercadológica exige conhecimento.

Fonte: Karina N. Venturelli Gonçalves – veterinária e gerente de desenvolvimento técnico Pet do Grupo Guabi.

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