Como Proteger seu Pet no Período mais Frio do Ano? - Parte I
Foto: Katie@! - Flickr |
_*_*_*_
Inverno! época de comidas mais substanciosas, roupas mais pesadas e o aconchego de ambientes bem protegidos. Uns gostam, outros nem tanto... E é assim também com os animais domésticos.
Enquanto gatos pouco se incomodam com o friozinho típico deste período, tartarugas e peixes dependem do clima tropical para sobreviver.
Cada espécie tem características próprias e precisam de condições específicas para enfrentar o frio sem complicações. Mas, basicamente, os donos devem tomar cuidado com a exposição a frio e ventos e espaçar mais a frequência dos banhos. Se os humanos tendem a consumir mais alimentos neste período, os animais não precisam de suplemento extra de comida. Por isso, veterinários recomendam evitar o exagero para prevenir a obesidade.
Cães
Para os de pelo curto, é aconselhável o uso de roupinhas, mas somente na hora de passeios na rua. Elas não devem ser usadas o dia inteiro porque podem provocar doenças de pele. Os que vivem em casa e ficam no quintal devem ter um canil abrigado ou uma casinha protegida. Animais de pelo longo não devem usar roupa porque embaraça os pelos.
Em relação a alimentação, não há necessidade de mudar e deve-se ter cuidado apenas para não exceder a quantidade diária recomendada pelo fabricante da ração.
Cães de pelo curto não precisam de banho toda a semana no inverno, pode ser apenas uma vez ao mês. Os de pelo longo podem continuar com a rotina de banhos semanal.
Os cães adultos, no frio, tendem a ficar mais reclusos e a dormir mais que o hábito.
Fique alerta se houver queda no apetite e na ingestão de água, presença de secreções nasal e ocular e fezes anormais, pois são sinais de que seu pet está doente e pode ser respiratória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário