segunda-feira, 19 de junho de 2017

Como Proteger seu Pet no Período mais Frio do Ano? - Parte I


Como Proteger seu Pet no Período mais Frio do Ano? - Parte I

Foto: Katie@! - Flickr
_*_*_*_

     Inverno! época de comidas mais substanciosas, roupas mais pesadas e o aconchego de ambientes bem protegidos. Uns gostam, outros nem tanto... E é assim também com os animais domésticos.
     Enquanto gatos pouco se incomodam com o friozinho típico deste período, tartarugas e peixes dependem do clima tropical para sobreviver.
     Cada espécie tem características próprias e precisam de condições específicas para enfrentar o frio sem complicações. Mas, basicamente, os donos devem tomar cuidado com a exposição a frio e ventos e espaçar mais a frequência dos banhos. Se os humanos tendem a consumir mais alimentos neste período, os animais não precisam de suplemento extra de comida. Por isso, veterinários recomendam evitar o exagero para prevenir a obesidade.

Cães
     Para os de pelo curto, é aconselhável o uso de roupinhas, mas somente na hora de passeios na rua. Elas não devem ser usadas o dia inteiro porque podem provocar doenças de pele. Os que vivem em casa e ficam no quintal devem ter um canil abrigado ou uma casinha protegida. Animais de pelo longo não devem usar roupa porque embaraça os pelos.
     Em relação a alimentação, não há necessidade de mudar e deve-se ter cuidado apenas para não exceder a quantidade diária recomendada pelo fabricante da ração. 
     Cães de pelo curto não precisam de banho toda a semana no inverno, pode ser apenas uma vez ao mês. Os de pelo longo podem continuar com a rotina de banhos semanal.
     Os cães adultos, no frio, tendem a ficar mais reclusos e a dormir mais que o hábito. 
     Fique alerta se houver queda no apetite e na ingestão de água, presença de secreções nasal e ocular e fezes anormais, pois são sinais de que seu pet está doente e pode ser respiratória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário