sábado, 31 de março de 2012

Síndrome do gato paraquedista


Síndrome do gato paraquedista

gato_caindo
Um fenômeno que ocorre com gatos que vivem em apartamentos.
O termo “Síndrome do gato paraquedista” surgiu na Espanha e é definido aqui no Brasil como “Síndrome da queda de grande altura”, um fenômeno que ocorre com gatos que vivem em apartamentos e acidentalmente sofrem grandes quedas.
Com o aumento da população mundial, um maior número de pessoas passou a viver em apartamentos, principalmente nas grandes cidades onde há uma busca intensa por espaço, segurança e praticidade.
Aliado a esses aspectos, o gato tem se tornado o pet ideal para o novo estilo de vida social: necessita de pouco espaço, não incomoda os vizinhos, pode ser alimentado apenas uma vez ao dia e faz suas necessidades na bandeja sanitária, tudo isso sem deixar de ser carinhoso e muito companheiro.
Acompanhando o número crescente de apartamentos e gatos que vivem neles, infelizmente cresce também o número de quedas acidentais desses animais em apartamentos que não possuem redes de proteção nas janelas e varandas.
Gatos são seres muito curiosos e possuem grande habilidade em andar em locais estreitos e altos; porém durante uma aterrissagem na janela podem escorregar ou mesmo durante uma caçada (passarinhos, borboletas) podem se desequilibrar e cair; alguns animais durante o sono podem fazer movimentos inconscientes e escorregar do parapeito. Infelizmente a grande maioria dos animais que sofrem quedas chega ao consultório politraumatizados e muitas vezes já sem vida.
Mas afinal, o que isto tem a ver com a Síndrome do gato paraquedista? É que curiosamente estudos comprovam que animais que caem de uma altura superior ao 7º andar de um prédio apresentam mais chances de sobreviver do que aqueles que caem de alturas menores.
Isso se explica devido ao fato de que quanto maior o tempo da queda, mais tempo o gato tem para rotacionar sua cabeça e colocar-se em posição quadrupedal, distribuindo melhor o peso do corpo e amortecendo a queda, além da capacidade de abertura das quatro patas, fato que aumenta a resistência do ar e diminui a velocidade da queda.
Porém devemos nos lembrar de que cada caso é um caso e alguns animais podem não estar aptos a desenvolver esse sistema (idosos, obesos ou gatos que estavam dormindo, por exemplo) e essa teoria pode ser falha.
Portanto, para evitar colocar a vida de nossos gatinhos em risco, devemos telar todas as janelas e varandas e de preferência com uma empresa especializada, que ofereça garantia do produto e serviço prestado.
E lembre-se: em certos casos a prevenção é a maior prova de amor que você pode dar ao seu gato.
Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário