A Escolha de um Bichinho de Estimação - Gatos
Confira nossas dicas para acertar na escolha de um bichinho de estimação
_*_*_*_
GATOS
Os gatos são animais independentes. Você pode achar que ele é seu, mas muitos dizem que é impossível dizer se você é realmente o dono de um gato, ou se o gato que é seu dono. Exageros à parte, esses animais são muito diferentes de cachorros.
Enquanto um cachorro está sempre pronto e ativo para brincar, querendo atenção do dono, o gato está sempre com sua atitude um pouco mais reservada. Ele faz o que quer, na hora que quer, e é dotado de um enorme orgulho.
Um gato não é o melhor animal para alguém que queira obediência e submissão. Mas seu temperamento, sua graça natural e seu ronronar macio quando está feliz, são motivos para se ter um deles por perto. Há quem diga que, se você nunca ficou vendo um gatinho brincar com um novelo de lã, está perdendo muito da vida...
Entre as raças, a veterinária Carolina Casarin, faz algumas observações importantes. "O Siamês é um gato dócil e carinhoso, mas pode não tolerar bem outros gatos e animais, se tornando arisco e podendo causar problemas quando colocado perto dos "invasores". Já o Persa é mais tranqüilo, mas quando jovem não gosta muito de ficar no colo das pessoas, mesmo sendo carinhoso. Conforme o tempo passa, no entanto, ele vai se acostumando à ideia e pode começar a buscar o dono", garante.
Carolina ainda frisa que, quando o gato é filhote, na fase de sociabilização, deve ser exposto às situações que enfrentará no dia-a-dia. Ou seja, se você quer que o gato se dê bem com outros gatos, é bom colocá-lo perto de outros gatos desde cedo, evitando qualquer experiência negativa durante essa exposição.
Custo: os gatos, como os cães, têm custos bastante variados. Fora o custo da aquisição que oscila do zero, para gatos adotados, até alguns mil reais, são exigidos outros itens entre eles, uma caixinha de areia para as necessidades do animal, um poste para arranhar e afiar as garras, e é claro, ração.
Dedicação: um gato necessita de pouca atenção. Deixe-o sozinho o dia inteiro, e ele irá dar um jeito de se virar. Não são necessários os passeios que os cachorros exigem, nem toda atenção. Gatos também são menos ativos e, por isso, têm poucos problemas em morar em apartamentos.
Expectativa de Vida: os gatos vivem, em média, de 15 a 20 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário