terça-feira, 13 de março de 2012

Cães de Busca e Salvamento


Cães de Busca e Salvamento


Photo by Jocelyn Augustino/ FEMA News Photo
mashleymorgan - Flickr
Esse é o cão Gus, integrante da Força - Tarefa no Tenesse, aguardando para entrar em ação, após o ataque ao Pentágono, de 11 de setembro.
_*_*_*_

      Os cães além de serem designados para missões de segurança, também seguem pistas, interceptam criminosos, detectam a presença de entorpecentes e explosivos e ajudam em missões de busca e salvamento.
      Os cães que realizam trabalhos de busca e salvamento exercem sua função em meio a escombros, deslizamentos de terra, enchentes, incêndios, ou seja, todas as vezes em que é necessário encontrar sobreviventes. Além do Pastor Alemão, o Labrador, Pastor Belga e muitos SRD também são utilizados para essas funções.
     
Qualidades exigidas
       Esses cães são escolhidos pela sua docilidade, resistência, coragem, sentido de cooperação. Eles são treinados em meio a escombros, entulhos e locais barulhentos. Entrar em canalizações, andar sobre superfícies instáveis e subir escadas são aptidões exigidas desses amigos peludos.
      O condutor do cão de busca deve seguí-lo por toda parte para reconhecer a reação do cão de busca. É possível que alguns cães ao encontrar sobreviventes, abanem o rabo e latam como estivessem felizes! Ao contrário, caso encontre uma vítima, eles podem gemer e baixar as orelhas, demonstrando tristeza!

O progresso na atuação
     Durante a 2ª Grande Guera Mundial, foram usados cães para busca e salvamento. Esse é o primeiro registro que se tem desse tipo de serviço prestado. O primeiro curso de formação de equipes cinófilas de salvamento foi organizado na França, em 1979. As equipes trabalham juntamente com a Polícia e os Bombeiros. A sociedade suíça é a mais avançada nesse campo. As equipes são treinadas num campo militar, onde foi reconstituída uma cidade destruída. O treinamento está sempre em aperfeiçoamento.
      Os cães de busca e salvamento são os melhores detectores, mas após algum tempo, seu faro começa a ficar menos eficiente. Logo, o tempo de trabalho é limitado. E quando um cão encontra algo, um segundo cão é trazido para confirmar a descoberta do primeiro.

Photo by Jocelyn Augustino/ FEMA News Photo
mashleymorgan - Flickr
Gus em ação, nos escombros do Pentágono e seu treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário