sábado, 25 de fevereiro de 2012

Himalaia ou Persa Colourpoint? - Parte III


Himalaia ou Persa Colourpoint? - Parte III

Foto: Kekka (flickr)
_*_*_*_


Reprodução
     Para quem pretende ter filhotes de pura raça de Himalaia é importante estar atento a alguns detalhes. O melhor é cruzar Himalaia com Himalaia, sem misturas. Assim, escolhe-se exemplares que atendam às especificações do padrão oficial da raça.
     É possível produzir himalaias a partir da cruza entre Himalaia e Persa, mas o processo é mais complicado. É preciso, então, esperar duas gerações até nascerem exemplares com extremidades mais escuras. Como nas primeiras ninhadas da raça na época da sua criação, as primeiras ninhadas hoje, nascem sem a marcação Colourpoint, mas trazem o seu gene. São estes animais, que se acasalados com Himalaias, poderão gerar filhotes com a marcação esperada colourpoint.
     Nesse tipo de cruzamento, não é recomendado usar o persa bicolor, pois poderia prejudicar a qualidade da marcação. Hoje, todas as entidades proíbem a cruza entre Persa e Siamês, pois sempre prevalece o pêlo curto.
     Os filhotinhos de Himalaia vão nascer completamente brancos, e desenvolver a marcação da pelagem nos primeiros dias de vida. Apenas após 18 meses, os gatinhos vão ter desenvolvido totalmente suas cores. A intensidade da coloração aumenta com o tempo, sendo a parte escura do pêlo a última a ser alcançada.
     Mas já na infância pode-se ver as características de quando ele se tornar adulto. As proporções, o formato do focinho, a robustez, o formato e a cor dos olhos costumam se manter conforme o gato cresce.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário