quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Himalaia ou Persa Colourpoint? - Parte II


Himalaia ou Persa Colourpoint? - Parte II

Foto: Kekka (flickr)
_*_*_*_

Origem
     Por sua mistura, o Himalaia também é chamado de Persa Colourpoint. A mistura não foi acidental: americanos e ingleses se reuniram com o objetivo de criar uma nova raça, juntando as melhores características dos Persas e dos Siameses. E conseguiram!
     O resultado dessa cruza foi oficialmente reconhecido pelos americanos em 1936, como raça única e que recebeu o nome de Himalaia. Entretanto, na Inglaterra, a coisa foi diferente. Apenas em 1955 ele foi reconhecido, e como uma variedade do Persa. Por isso recebeu o nome de Persa Colourpoint.
     No início da criação, esses gatos sofreram um bocado. As primeiras ninhadas da cruza entre Persas e Siameses não resultavam em persas com a coloração Colourpoint. O resultado eram gatos que não podiam ser chamados de Hinalaias, mas tampouco poderiam ser considerados Persas.
     Eram belos gatos, mas não podiam competir em nenhuma exposição, por não serem puros. Os criadores, para evitar o problema de criar gatos "inúteis" passaram a sacrificar os gatos que nasciam sem a coloração Colourpoint.
     Hoje, os gatos registrados como Himalaia e como Persa Colourpoint são considerados o mesmo gato. Nas instituições brasileiras, eles são registrados como Persas Colourpoint, mas o nome popular ficou mesmo Himalaia. Nos Estados Unidos, acontece o mesmo que no Brasil.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário