segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte I)


Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte I)

Os Ferrets estão conquistando os brasileiros com seu jeitinho curioso, amigável e brincalhão.

foto: Tambako the Jaguar
_*_*_*_

     Ferrets são animais domésticos, primos das doninhas, gambás e lontras, também chamados de furões no Brasil. O Ferret foi domesticado há muitos séculos, no mínimo há 2000 anos. Existem citações do Ferret como animal doméstico nos escritos de Aristóteles.
     Eles não são roedores. Biologicamente, estão classificados entre gatos e cachorros. São muito ativos e excelentes animais de estimação.
     No Brasil, chegam importados dos Estados Unidos e são comercializados como pets sob autorização do IBAMA. Os custos de manutenção são mais elevados que para cães e gatos. Por isso, quem quiser ter um Ferret como mascote deve se informar antes de adquiri-lo.
     Algumas das perguntas a se fazer: Posso preparar minha casa para receber um Ferret? Estou disposto a cuidar dele fora da gaiola por pelo menos 3 horas diárias? Vou supervisionar todas as brincadeiras entre o Ferret e crianças pequenas?

Características
     Os Ferrets não enxergam muito bem mas tem muito bom olfato e audição. Amigáveis, eles conhecem e amam o dono, eles são super curiosos, ativos e adoram uma brincadeira.
    Geralmente, vivem por 6 a 10 anos mas existe registro de um exemplar que viveu 15 anos. Os machos geralmente são bem maiores, em torno de 45 cm de comprimento e 900g a 2,3 Kg. As fêmeas medem em torno de 40 cm e pesam 400g a 1,3 Kg. Os machos têm a cabeça geralmente um pouco mais larga, que lembra a aparência dos gatos.
     Ferrets têm um cheiro peculiar, o que incomoda algumas pessoas. Grande parte do cheiro fica nos tecidos, na areia ou jornal e nos móveis, não no Ferret propriamente. Limpar tudo isso ajuda muito. Também, logo após o banho, as glândulas da pele do Ferret trabalham mais que o normal, para repor a oleosidade que foi removida, então por alguns dias o ferret vai cheirar pior.
     A maioria dos Ferrets não se dá bem com pássaros, peixes, coelhos, roedores, lagartos e assemelhados, e convivem bem com cães e gatos, mas pode haver exceções. Por isso, se você tem outros animais, tem que estar preparado para a possibilidade de a convivência não ser amigável e ser necessário mantê-los separados. Da mesma forma, crianças e ferrets se agitam muito facilmente, e a combinação dos dois pode ser exagerada.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário