sábado, 28 de janeiro de 2012

Idosos e na Ativa!


Idosos e na Ativa!

Foto: Pit Bull Taz - Nucleo Pet Blog
_*_*_*_

No Trabalho
     O adestrador Jorge Pereira não pensaria duas vezes em treinar cães mais velhos - de sete anos de idade ou mais - para o auxílio terapêutico ou para exercer outros tipos de trabalho: "os abrigos e canis públicos estão lotados e os cães adultos acabam esperando mais tempo para ser adotados. Treinando estes cães a exercer a assistência terapêutica ou, simplesmente, a fazer alguns truques, aumentam significativamente suas chances de adoção e eles ainda poderão exercer inúmeras atividade, como a de cão ouvinte, cão assistente e por aí vai".
   O Pit Bull Taz é um dos "alunos" mais antigos de Jorge. Aos 18 anos de idade, de cão atleta passou a cão terapeuta. E olha que, já na terceira idade, competia com outros Pit mais novos e ainda conquistava as primeiras colocações em disputas como escalada de parede e em saltos.
     Hoje, Taz acompanha seu treinador em palestras educativas sobre guarda responsável e para desmistificar a suposta índole violenta da raça. O cão já não faz tantas visitas aos paciente, pois os sinais de artrite limitam seu desempenho. Taz já não tem a agilidade de outros tempo.
    Porém, Jorge ressalva: o Taz não para, é um guerreiro. Adora me acompanhar nas palestras. O danado curte ser paparicado nestas ocasiões!". E conclui: "esse cão me ajudou muito a quebrar mitos e preconceitos, e demonstra ter bastante fôlego para trabalhar por mais um tempinho".
     Vale lembrar que em outubro de 2009 o Taz até recebeu uma placa, do então deputado estadual pelo PV Feliciano Filho, em homenagem aos seus serviços prestados à sociedade, na ocasião de um seminário realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo. O Pit Bull Taz foi o primeiro cão da raça no Brasil a receber tal homenagem.

Em Exposição
     Por regulamneto não existe um limite de idade para um cão participar de exposições de conformação, mas por questão de bom senso, não é recomendado submeter ao estresse de viagens e de treinamentos específicos, para as raças médias e grandes, cães com idade superior a sete anos. Para cães de pequeno porte, por apresentar uma longevidade superior, a regra pode ser estendida para um ou mais anos à frente: "o que pode ser feito e é salutar é levar os cães de conformação mais velhos a algumas poucas competições especializadas, na categoria Veteranos", sugere Roberto Rodrigues.

Fonte: Almanaque Cães e Raças Especial - Editora On Line - Ano 7, nº15

Nenhum comentário:

Postar um comentário