quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tropheus Duboisi


Tropheus Duboisi

Um ciclídeo africano

foto: Flower Fish
_*_*_*_

     Dentre os ciclideos africanos, um dos mais cobiçados entre os aquaristas é o Tropheus Duboisi. Seu nado gracioso e ao mesmo tempo desengonçado dá a impressão de que o peixinho está sempre querendo brincar.
     Originário do Lago Tanganyca, na África, o Duboisi costuma se fixar em determinado raio, onde desenvolve relações de hierarquia com os integrantes do grupo a que pertence.
     A coloração deste peixe muda de acordo com as fases de sua vida. Vai de uma cor negra com pontos brancos por todo o corpo, depois com listras levemente azuladas, até a cor negra com uma faixa levemente amarelada e, alguns exemplares com coloração azul na cabeça, podendo alcançar 12cm de comprimento na fase adulta.
    A alimentação é 99% de origem vegetal e 1% de origem animal, na natureza. No aquário, é importante oferecer alimentos quase que exclusivamente de origem vegetal e não se preocupar com o aparecimento de algas filamentosas, seu alimento predileto. O mercado oferece rações vegetais como as à base de alga Spirulina, apreciada pelo peixe e muito nutritiva.
     Se no aquário for mantido apenas um exemplar ou grupo muito reduzido, o Duboisi poderá apresentar agressividade incomum à espécie.
     Em aquários comunitários é aconselhável que as demais espécies tenham os mesmos hábitos alimentares e comportamentais, que não sejam muito lentos para não se incomodarem com a agilidade dos Duboisis.
     Também é indicado manter o PH da água entre 8,5 a 9,0 e dureza de 20º DH. O tamanho do aquário deve ser no mínimo para um grupo de 5 exemplares deste peixe, seriam 200 litros para um grupo entre 5 a 10 exemplares.
     Plantas como Anubias barteri var. nana, Valisnerias Spirallis, entre outras, são bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário