domingo, 20 de novembro de 2011

Asma Felina


Asma Felina

Foto: Divulgação
Asma é uma reação alérgica, causada por inalação (fumaça de cigarro, poeira, etc.),  que  deixa os brônquios dos gatos mais estreitos, impedindo que o ar saia normalmente dos pulmões. Não é contagiosa (nem outros gatos nem humanos). Caracteriza-se por dificuldade respiratória, tosse seca e chiado.Essa doença deve ser tratada pelo médico veterinário, e se não tratada, pode ocorrer falta de oxigenação e morte.
Prevenção
- jamais fume dentro de casa, ou perto de seu gato:  a inalação por animais da fumaça é mais profunda, causando maiores danos a eles, já que suas vias respiratórias são diferentes das humanas. Doenças que podem ser causadas, além da asma: câncer de pulmão, câncer nasal, câncer de bexiga, bronquite, câncer de pele, problemas de pele (já que a fumaça também fica impregnada no pelo do animal, sendo gatos as maiores vítimas – pois se lambem), problemas de audição, problemas cardíacos, rinite, alergias, sinusite, enfisema pulmonar.
Foto: Divulgação
Apenas 15% da fumaça do cigarro é inalada pelo fumante. O restante é disperso no ar, expondo animais e quem estiver ao redor a mais de quatrocentas toxinas. Essa fumaça tem mais de cinquenta substâncias causadoras de câncer, assim como monóxido de carbono. A asma pode atingir animais de qualquer idade, de qualquer sexo e de qualquer raça;
- higiene da casa: retire o pó todos os dias, por causa dos ácaros;
-  evite que o gato entre em contato com pólen de grama e de árvores, fumaça de lareira, produtos em spray, poeira da caixa sanitária do gato, e pós anti pulgas;
- mudanças de clima: use um umidificador de ambientes – períodos secos favorecem o aparecimento da asma;
- manter o gato no peso ideal: o animal obeso fica com menos oxigênio, fazendo esforço para respirar, o que dificulta o tratamento e controle da asma.
E, é sempre bom lembrar:
- manter o bichano dentro de casa: ele não será atropelado, ficará livre de  vermes, pulgas e carrapatos, não ficará exposto ao pólen, estará protegido contra várias doenças, estará livre de predadores escapando de ser comida de cães, não criará problemas com vizinhos por urinar ou defecar em seus jardins, não brigará com outros gatos, não se arriscará a matar um rato envenenado sendo envenenado também, estará  livre da crueldade humana, não será  ameaça para a vida silvestre (pássaros, etc..), não ficará perdido, não será furtado, etc. – o gato em casa, estará seguro. Gatos não devem dar “voltinhas” na rua, muito menos decidir se querem ficar ou irem embora de casa – essa decisão é sua, não do gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário