terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alimentação para Peixes Tropicais


Alimentação para Peixes Tropicais


    O bem estar dos peixes depende em grande parte de uma alimentação saudável e completa. Os nutrientes corretos proporcionam disposição para nadar e também contribuem para que os peixes mostrem suas melhores cores.
     Nossos peixes de aquário também precisam de uma alimentação variada, assim como se encontra na natureza. Em seu ambiente natural, sua dieta é composta por insetos, larvas, vermes, algas, plantas e até frutas. E dependendo da espécie, a alimentação pode ser baseada em vegetais ou em carnes.
     Entre as carnes, a base para a nutrição natural de peixes ornamentais esta nas larvas vermelhas, mexilhões, dáfnias e outros subprodutos da pesca, que são ingredientes facilmente digeríveis e fornecem boa quantidade de energia.
     Já a alga Spirulina ou algas marinhas fornecem aminoácidos essenciais e um grande número de vitaminas, minerais e oligo-elementos.
    A páprica e a cenoura ajudam a digestão e são ricas em vitaminas além de conter o caroteno, que realça de forma natural as cores dos peixes ornamentais.
     Os produtos de trigo e a sêmea de trigo enriquecem o alimento em hidratos de carbono e material de  balastro. E os feijões de soja contêm bastante proteína e lecitina, ajudando a aumentar a resistência a doenças.
     Algumas plantas medicinais também podem estar presentes na alimentação dos peixes. A borragem, por exemplo, ajuda a reduzir o stress (assim como a angélica) e facilita o trabalho dos rins. Os espinafres e as urtigas favorecem a vitalidade de uma forma geral. O anis estimula o apetite e a digestão, assim como o manjericão melhora o bem-estar geral dos peixinhos.

Fonte: Sera Manual "Como alimentar os seus peixes tropicais seguindo o exemplo da natureza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário