Maine Coon - O Maior Felino Doméstico do Mundo (Parte II)
foto: Andréa Prestes
_*_*_*_
Cuidados com o Maine Coon
Apesar de poucos, o Maine Coon precisa de alguns cuidados. Seu pêlo longo é de fácil manuseio porque a pelagem não enosa tanto quanto a de outras raças. Não é necessário pentear o gato toda semana, nem dar banhos tão freqüentes.
Mas banho uma vez por mês é aconselhável para evitar caspas, ceborréias, foliculites, fungos, pulgas e caudas de garanhão. Alguns desses problemas são de difícil eliminação em estágio avançado, por isso recomenda-se fazer banhos mensais, no mínimo.
Ao contrário de persas e himalaias, o Maine Coon é bastante resistente e não costuma ter problemas de olhos, por ter a cara mais alongada. "É um animal rústico", garante o criador Viana.
A castração na fêmea pode trazer alguns benefícios além de impedir ninhadas indesejadas. A fêmea castrada pode vir a pesar mais que o peso padrão, por não passar pelo estresse do cio. E a eliminação dos riscos de infecções uterinas pode aumentar a expectativa de vida de uma fêmea em até três vezes. Além disso, ela se torna menos agitada e ansiosa.
Se o objetivo é tirar crias da fêmea Maine Coon, é importante saber que sua maturidade sexual é tardia: a fase adulta é alcançada apenas aos três ou quatro anos de idade, e o crescimento do filhote é lento.
Atualmente, pode-se encontrar o Maine Coon em duas versões: a modernizada e a tradicional, mas todos estão oficialmente dentro do padrão da raça. Essas variações ocorreram devido aos cruzamentos que visavam a variedade genética.
Os Maine Coon mais tradicionais são mais robustos, seus detalhes na pelagem são maiores, têm orelhas bem separadas, ossatura dura e são bastante fortes. São também maiores, sendo, por isso, mais reconhecidos pelo grande público.
Os Maine Coon modernizados têm marcações corporais mais expressivas, orelhas mais levantadas e tamanho menor. Essas mudanças pretendem agradar aos juízes de exposições, por tornarem o Maine Coon um gato mais maleável. Entretanto, existe o cuidado para que a raça não deixe de ser o "gato gigante", sua marca registrada. Na linhagem moderna, o macho costuma pesar entre 10 e 12 quilos. A fêmea, em nenhuma das linhagens costuma ultrapassar 8 quilos. Em exposições, a prioridade é sempre manter o peso e aperfeiçoar o padrão da raça. Em termos mais abstratos, a modernização do Maine Coon quer unir as características mais extremas deste felino em um só animal, de maneira a encantar público e juízes. O Maine Coon moderno tem traços mais selvagens, mas ainda é extremamente dócil e obediente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário