domingo, 25 de setembro de 2011

chinchila


chinchila

Foto: Andréa Prestes
_*_*_*_

     Apesar de ser originária da região dos Andes, faz pouco tempo que a Chinchila passou a ser domesticada no Brasil, mas já faz o maior sucesso. A Chinchila é um pequeno roedor de hábitos noturnos que parece uma mistura de esquilo com coelho. É considerada um animalzinho muito divertido e não exige muitos cuidados, além de seu custo de manutenção ser baixo em comparação com gatos e cachorros.
     Mais inteligente que a maioria dos roedores, a chinchila aprende a responder pelo nome,  se acostumada desde cedo. Até mesmo os filhotes aprendem rápido e em pouco tempo aprendem com os pais a tomar banhos sozinhos.
     A Chincila não gosta muito de colo, mas se diverte em brincadeiras com o dono, quando pula, corre, escala os ombros e faz seus notáveis movimentos engraçados. Nessas brincadeiras, o animal ainda adquire confiança no dono. Mas não é só com pessoas que a chinchila se diverte. Muito brincalhona, ela gosta de ter na sua gaiola rampas e brinquedos. É bom que todo dia ela passeie fora da gaiola, de preferência à noite, mas sempre sob os cuidados do dono. As artes da Chinchila podem (e constumam) lhe colocar em perigo.
     Mesmo sendo irreverente, a chinchila adora rotina, pois lhe transmite segurança. Mantenha seus horários regularizados, passeie e alimente-a sempre na mesma hora. Vegetariana, a chinchila come ração, alfafa e outras verduras. Mas nunca ofereça comida em excesso, mesmo quando ela pedir (ela é muito gulosa e sempre pede mais).
     Na gaiola, deixe sempre água fresca e limpa e objetos que a chinchila possa roer. Seus dentes nunca param de crescer, então é importante que ela possa desgastá-los. Para isso, use madeira de pinus não-tratada, casca de côco sem pele e polpa, pedra-pomo ou papel-cartão. Como a chinchila é um bichinho de organismo delicado, mantenha tudo sempre higienizado e não deixe restos de comida no seu prato.
     A chinchila gosta de companhia, é melhor ter duas chinchilas do que apenas uma. Se for ter duas chinchilas, não se assuste se um dia encontrar de um a seis filhotinhos na gaiola sem aviso prévio. A gestação da chinchila é quase imperceptível!

Lavagem a seco
     O banho é um ritual muito importante na vida da Chinchila. Seu pêlo é o mais fino dentre todos os animais (por isso, é muito visado para ser utilizado em casacos de pele). E uma pelagem tão delicada requer banhos no mínimo três vezes por semana, mas pode ser todo dia.
      Mas ao invés de utilizar água, a Chinchila se limpa com carbonato de cálcio ou pó de mármores, que dá brilho ao pêlo. Ela entra na bacia onde está o carbonato ou o pó, pula e dá giros muito rápidos em volta do próprio corpo, assim, o pêlo fica limpinho de novo!

Foto: Andréa Prestes
_*_*_*_

Gostou da postagem? Então, clica ali no +1!
Sugira assuntos nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário