quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Podem os Cães Ler a Nossa Mente? Não Exatamente…


Podem os Cães Ler a Nossa Mente? Não Exatamente…


No passado mês de Setembro, escrevemos aqui no Mundo dos Animais um artigo que se tornou bastante popular, sobre a capacidade de os cães lerem a nossa mente, partilhando um estudo publicado na Learning & Behavior que explica o curioso caso dos cães parecerem que nos entendem como ninguém, como se de alguma forma praticassem telepatia canina.
Hoje, vamos continuar a abordar esse assunto sempre entusiasmante, sobretudo para donos de cães, com informações de novos estudos realizados sobre essa relação entre os cães e o ser humano.
Quem convive regularmente com cães, já deve ter pensado que, por vezes, os cães parecem realmente ser capazes de ler a nossa mente, perceber o nosso estado de espírito, detetar se estamos com algum problema de saúde, entre outras situações. Mas o segredo dos cães parece estar nos nossos próprios olhos: os cães seguem os movimentos dos nossos olhos, que lhes dão sinais das nossas intenções.
Os bebés humanos também possuem esta habilidade, descrita na última edição da Current Biology. Esta revelação talvez explique porque motivo os donos costumam tratar os seus animais de estimação como se fossem crianças.
“Os cães estão recetivos à comunicação humana de uma forma que, anteriormente, estava atribuída apenas a bebés humanos de 6 meses de idade” explicou o co-autor deste novo estudo, Jozsef Topal, à Discovery News.
“Eles leem as nossas intenções de comunicação de uma forma pré-verbal, uma forma semelhante aos bebés” acrescentou Topal. A comunicação pré-verbal é a forma que os bebés nos interpretam e se exprimem sem usar as palavras, pois não aprendemos logo a falar.
Os investigadores afirmam que os atributos sociais dos cães atingem o nível de uma criança com dois anos de idade, uma vez que o único talento que lhes falta é a linguagem.
“Estes atributos dos cães ajudam a fortalecer a ligação cão-humano, que é atualmente única tendo em consideração as diferenças biológicas entre as duas espécies”.
Os cães foram os primeiros animais a serem domesticados e aparentemente sem benefícios diretos, como alimento ou pastoreio. A cognição social dos cães evoluiu durante milhares de anos, nos quais muitos dos atributos selvagens (como os lobos) foram transformados e adaptados pelos desafios de uma vida em conjunto com os seres humanos.
Topal e a sua equipa suspeitam que os cavalos e os gatos domésticos também sejam capazes de ler as nossas intenções, uma vez que vivem de forma próxima a nós há também muitos anos.
Num estudo à parte, publicado na Animal Behavior, os investigadores descobriram que os cães comunicam com as pessoas para pedir, mas não para informar. Seja como for, fazem-no de forma bastante concentrada e intensa.
Juliane Kaminski, líder deste segundo estudo, indicou que “fica demonstrado como os cães estão sintonizados de forma intencional com a comunicação humana e quão importante determinados sinais são para eles, de forma a perceber quando é que a comunicação é relevante e direcionada para eles”.
Topal pensa ser possível que os cães, por vezes, sejam até superiores aos seres humanos adultos no que diz respeito a interpretar intenções, uma vez que estão atentos a todos os sinais como odores, sons e outras pistas que possam indicar algo.
“Os cães aprendem facilmente a associar até os comportamentos inconscientes dos seus donos com as respetivas intenções. Desta forma, um cão adquire a habilidade de antecipar o comportamento seguinte do seu dono, e isto em determinados casos dá a sensação de que o cão acabou de ler a nossa mente” concluiu Topal.
Fonte: Discovery News
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário