quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Filmes Com Abusos de Animais


Filmes Com Abusos de Animais

São várias as produções de Hollywood onde os animais são feridos e mesmo mortos durante as filmagens, o que já motivou diversas investigações e originou diversas polémicas. Esta lista, compilada pelo “The Fifth Estate“, apresenta alguns filmes onde tal se verificou. A imagem à esquerda é um frame retirado do filme “Jesse James”, de 1939, onde um cavalo foi morto após ser atirado de um penhasco com mais de 20 metros de altura em direção a um rio.
1894
Rat Killing: Cineastas de Thomas Edison produzem um filme onde é mostrado um Fox Terrier a rasgar ratos.
1903
Electrocuting an Elephant: Mais uma obra dos cineastas de Thomas Edison. Desta vez, é mostrada a morte por eletrocutamento de um elefante chamado Topsy, que tinha morto a sua tratadora, após esta o alimentar com um cigarro aceso. Na curta-metragem, Topsy tem espasmos de dor, a pele começa a deitar fumo e, então, cai morto. O filme foi um sucesso junto da audiência.
1918
Tarzan of the Apes: Elmo Lincoln, o primeiro Tarzan de Hollywood, matou o leão que aparece a combater no filme. O leão, alegadamente drogado, foi esfaqueado até à morte.
1925
Ben Hur: Pelo menos uma centena de cavalos foi dada como morta durante as filmagens deste clássico do cinema. A maioria das mortes ocorreu na filmagem da famosa cena da corrida de carroças.
1930
The Silent Enemy: Numa cena deste filme, são protagonistas um leão da montanha e um urso, a lutar um contra o outro. Para a produção desse confronto, os dois animais foram mantidos em jaulas durante vários dias, sem comida, e então libertados para disputar a todo o custo a carcaça de um veado.
1931
Trader Horn: Nomeado para melhor filme. Para a produção de uma das cenas, leões foram deixados à fome e depois libertados para perseguir hienas, macacos e um veado, que estavam presos numa cerca para não poderem escapar. Estas filmagens ocorreram no México para não serem afetados pelas leis de proteção dos animais.
1936
The Charge of the Light Brigade: 25 cavalos morreram durante a filmagem da famosa batalha. Foi tão grande a brutalidade que chamou a atenção do congresso americano que, pela primeira vez, começou a debruçar-se sobre a problemática da crueldade contra os animais nos filmes.
1939
Jesse James: Um cavalo morre depois de ser atirado numa queda superior a 20 metros. Esta cena foi a catalisadora para que a American Humane Association começa-se a supervisionar a segurança e o conforto dos animais utilizados em filmagens.
1979
Apocalypse Now: Um boi é cortado a meio durante uma encenação de um sacrifício.
1980
Heaven’s Gate: Quatro cavalos morreram durante as filmagens. Um dos cavalos morreu depois de ter sido detonado um explosivo debaixo dele.
1981
Reds: Vários cavalos foram violentamente atirados para o chão em plena corrida.
1984
The Heart of the Stag: Um veado morreu de stress durante a filmagem da cena mais climática. Para não estragar a cena, a cabeça do veado foi cortada e o ator é filmado em close-up lutando contra ela.
1988
Project X: Vários chimpanzés foram abusados durante as filmagens deste aclamado filme de Hollywood. As autoridades de Los Angeles e a American Humane Association iniciaram uma investigação ás denúncias desses abusos, mas a investigação foi interrompida por motivos desconhecidos antes de ser conhecida qualquer conclusão.
Rambo 3: À semelhança de “Reds”, fios foram usados para deitar cavalos ao chão.
1999
The Thirteenth Warrior: Dois cavalos foram feridos durante a produção do filme. Um dos cavalos acabou por ser abatido depois de um fio ter cortado o tendão de uma das suas patas.
2005
Manderlay: Um burro foi abatido para a produção de uma cena dramática. O ator John C Reilly abandonou o filme em protesto e a cena acabaria por ser removida na montagem final.
Flicka: Dois cavalos foram mortos durante as filmagens. Um dos cavalos morreu após ser pontapeado na cabeça por outros cavalos, durante a filmagem de uma cena que descreve uma partida de cavalos selvagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário