quinta-feira, 29 de março de 2012

União Europeia terá que proteger 29 espécies de borboletas ameaçadas


União Europeia terá que proteger 29 espécies de borboletas ameaçadas
Data: 29/03/2012 - Portal Globo.com - G1

Relatório de organização ambiental lista formas de conservar insetos.
Em 15 anos, houve queda de 70% na população de 17 diferentes espécies.
Do Globo Natureza, em São Paulo

 
Grande-borboleta-azul (Europa) (Fot Divulgação/Chris van Swaay)
 
Grande-borboleta-azul (Phengaris arion), uma das espécies ameaçadas de extinção na Europa.
Foto: Divulgação/Chris van Swaay
 
 

Uma organização ambiental da Europa lançou um guia com orientações sobre como preservar espécies de borboletas que vivem no continente e são consideradas ameaçadas de extinção.

O relatório, que teve destaque na edição desta semana da revista “Nature Conservation”, aponta 29 espécies listadas pela União Europeia.

Os países-membros terão a partir do lançamento do guia a responsabilidade de fornecer informações sobre como proteger os insetos e definir (além de cumprir) metas internacionais de biodiversidade.

O documento detalha informações sobre cada inseto, as exigências para conservar seus habitats e plantas utilizadas pelas borboletas como local para desova e alimentação.

Em declínio

De acordo com o relatório, as borboletas europeias estão sob ameaça constante. Cerca de 10% de todas as espécies correm risco de desaparecer. Indicadores mostram que houve queda de 70% na população de 17 diferentes espécies nos últimos 15 anos.

Entre as principais causas desta diminuição estão a destruição de áreas, transformadas pela agricultura,  algumas delas abandonadas posteriormente.

Segundo a publicação, as borboletas são importantes indicadores do meio ambiente, já que respondem rapidamente a possíveis alterações do habitat. A gestão desses insetos garante a sobrevivência de outros seres, que fazem parte da biodiversidade europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário