segunda-feira, 26 de março de 2012

Rhodesian Ridgeback


Rhodesian Ridgeback

rhodesian_ridgeback
Dócil, obediente, inteligente, fiel e carinhoso, principalmente com crianças.
É conhecido também como African Lion Hound (Hound de Leão Africano). Nativo da África do Sul, ele tem sido criado pelos fazendeiros Boers (nativos descendentes de colonizadores holandeses) para trabalho de caça pesada na mata. São muito resistentes ao rigor da selva africana onde a temperatura é altíssima durante o dia, caindo abaixo de 0º durante a noite. Conseguem ficar 24 horas ou mais sem beber água.
Rhodesian Ridgeback é um cão forte, musculoso e de grande porte. É um cão fácil de ser criado e mantido pois é limpo e obediente. Não é barulhento nem briguento. Se necessário é muito ativo e veloz. Mas também é um ótimo companheiro para momentos de relax. È capaz de ficar horas estirado no tapete enquanto o seu dono lê um jornal ou revista. Com crianças é paciente e nunca se mostra agressivo.
A característica mais marcante e que identifica a raça, é o pêlo na linha do dorso crescendo na direção oposta ao restante do corpo (Ridge). A sua altura varia de 61 a 69 cm e o seu peso entre 29 e 39 Kg.
A raça não foi desenvolvida para matar os animais que caça, mas sim, acuar, intimidar e dominar a presas, sem tocá-las ou agredi-las fisicamente. Esta raça pode desempenhar função de cão farejador, policial e cão de pastoreio.
Por ser de grande porte, o Rhodesian Ridgeback deve ser criado, se possível, em grandes espaços e realizado sessões diárias de exercícios. Até hoje, se o negócio for correr com o dono, que ele se prepare, pois oRhodesian Ridgeback além de rápido não se cansa fácil. Outra qualidade do Rhodesian é ser um extraordinário “saltador”. Chega a saltar mais de 2 m de altura, o que requer cuidado com portões baixos.
É um cão silencioso, não costumando latir por qualquer motivo. Portanto, quando der o alarme, vale a pena verificar.
A sua desconfiança com estranhos é até mencionada no padrão oficial. Se um desconhecido invadir o território de um Rhodesian Ridgeback, ele parte para cima para valer, com um destemor e valentia dignos de quem caça um leão.
Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário