Entendendo o Cão Idoso - Parte II
Foto: BobMacInnes - Flickr |
_*_*_*_
Corrigindo comportamentos indesejados
O adestrador de cães Jorge A. Pereira é especialista em controle de agressividade e consultor comportamental. Ele contaque tem se dedicado mais ao treinamento de cães adultos e que assim prefere, pois "o cão adulto, além de ter personalidade e caráter formados, não lhe trará surpresas em relação ao porte nem requer cuidados que um filhote necessita."
"Em meus consultórios, atendo, em sua maioria, cães com mais de seis anos, apresentando diversos problemas de comportamento, como medo, ansiedade e agressividade. O caso mais recete que venho tratando é o de uma cachorrinha chamada Poliana. Ela é um senhorinha de 12 anos que sofre medo excessivo. Contrariando os mais pessimistas, já estamos comemorando excelentes resultados com nosso tratamento", comemora.
E defende: "assim como acontece com a Poliana, os resultados não dependem somente do treinamento. É fundamental o envolvimento do proprietário, que deve ficar alerta ao comportamento de seu velhinho, principalmente porque muitos dos problemas que afligem os peludos na 'melhor idade' podem levá-los a desenvolver complicações de saúde. Em casos extremos, podem até levar à morte."
Outro personagem indispensável para o bom resultado nesse processo é o médico veterinário, não só para saber se os problemas que o cão apresenta estão relacionados à saúde, mas também para que se possa ter ciência das limitações físicas desses senhores de quatro patas!
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário