sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Linguagem Corporal dos Cães - Parte II


A Linguagem Corporal dos Cães - Parte II

Aprenda a traduzir alguns sinais comportamentais caninos para melhor conviver e entender os cães


Na primeira parte que está aqui, falamos de Agressividade, Alerta, Ansiedade e Dominância.
Agora, vamos continuar com a segunda parte do "PapoPet" para entender o seu companheiro de todas as horas, ou para melhor interagir com outros cães.

PRESTES A CAÇAR (pode ser um brinquedo ou comida):  Orelhas em movimento, apontando para frente. Olhos aberts, num alerta constante. A boca ligeiramente aberta e ofegante. Corpo tenso. Agachado numa posição predatória e pernas curvadas, prontas para correr. Cauda reta ao londo do corpo ou um pouco mais acima. Não emite som.

CUIDANDO DE ALGUMA COISA, PESSOA OU LUGAR: Orelhas eretas e para a frente. Olhos alertas e bem abertos. Boca semi-aberta, dentes à mostra, podendo ranger ou dar mordidas. Corpo tenso e rígido. Pêlos eriçados e tentando aumentar sua estatura através de uma postura dominante. Cauda rígida para cima ou ao longo do corpo, mas sempre à mostra. Late muito e rosna.

SUBMISSO: As orelhas ficam abaixadas, quase coladas à cabeça. Os olhos ficam quase fechados e evitam o olho no olho. Os lábios ficam "colados" nos dentes, alguns cães chegam a sorrir. Lambem o rosto do animal líder ou das pessoas. O corpo fica deitado, aceitando dominância de outros cães. As patas da frente podem dar soquinhos pedindo carinho e às vezes levanta a parte de trás para brincar. Pode deixar escapar a urina. A cauda fica baixa. Não emite som nenhum, mas às vezes pode soltar uns grunhidos baixos se tiver medo.
MEDO: As orelhas ficam murchas, deitadas para trás, coladas na cabeça. Com os olhos semicerrados, desviam o olhar. Os lábios deixam os dentes à mostra. O corpo fica tenso, agachado em posição submissa e trêmulo. Se a situação for assustadora demais para ele, prepare o seu nariz! As glândulas anais soltam uma secreção com um cheiro fortíssimo. A cauda fica abaixada e entre as patas. Emite um som baixinho, um ganido preocupado.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário