sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte III)


Ferret, Prazer em Conhecer! (Parte III)

Os Ferrets estão conquistando os brasileiros com seu jeitinho curioso, amigável e brincalhão.

foto: tribbles1971
_*_*_*_

Vacinas
     O Ferret deve ser vacinado contra duas doenças: a Cinomose e a Raiva. O único profissional habilitado para examinar e vacinar o seu animal é o médico veterinário. Não leve seu Ferret para passear até que esteja com o esquema de vacinação completo, ou seja, 30 dias após a última dose de vacina.
     A cinomose é transmitida pelo cão e é 100% fatal em Ferrets. Seu filhote já recebeu uma primeira dose de vacina contra cinomose nos EUA, por volta da 6ª semana. Ele deve tomar mais 3 doses de vacina contra cinomose, na 10ª, 14ª e 18ª semana. E na 20ª semana, a vacina contra Raiva.
     A vacina contra cinomose que seu Ferret receberá não é a mesma utilizada para cães. Por isso, informe-se com o veterinário. O Ferret também é suscetível ao vírus da gripe humana. Evite o contato de seu animal com pessoas gripadas, principalmente, se for filhote. Nesta idade, a doença pode ser fatal.

Chegando em Casa
     Você deve acariciá-lo, brincar como se ele fosse um cãozinho, carregá-lo bastante no colo. Caso esteja dormindo, deixe que ele vá ao banheiro antes de segurá-lo no colo.
     Quando ele começar a cheirar, procurando o seu 'banheiro", coloque-o na caixa sanitária. Geralmente, o Ferret procura o banheiro quando acorda, e defeca algumas vezes durante o dia. Lembre-se que o alimento ingerido atravessa o corpo em 3 horas aproximadamente. Diferente do gato, ele não enterra suas fezes, portanto sua caixa deve ser limpa 2 vezes ao dia. Deixe um pequeno resíduo de fezes na bandeja até que ele aprenda onde é o banheiro.
    Os Ferrets devem sempre ter acesso à água. Você deve utilizar um bebedouro do tamanho indicado para animais pequenos (1/2 litro). Prenda-o pelo lado de fora da gaiola com o bico voltado para dentro. Os Ferrets costumam jogar toda a água de vasilhas para fora, por isso o uso de bebedouros é o ideal: ele evita que a gaiola fique molhada e que o animal fique sem água. Todos os dias, lave o bebedouro e verifique se não está entupido.
     A ração especial para Ferrets deverá estar disponível o dia todo, pois ele faz várias pequenas refeições ao dia. Uma ração ideal deve ter um alto nível de proteínas de alta digestibilidade (mais de 32%) e de gorduras (mais 18%). Rações para cães e para gatos não são adequadas para Ferrets!

Nenhum comentário:

Postar um comentário