Esterilização em Cães e Gatos
foto: arquivo Jornal Pet
A esterilização - ou castração - é uma cirurgia que consiste na remoção dos testículos, no caso de machos, e remoção dos ovários e, muitas vezes, do útero, em fêmeas, devendo-se levar em conta, neste caso, a idade da cadela ou da gata, quantidade de cios e crias e histórico de aplicações de progestágenos (remédios para evitar cio/gestação).
Esterilização Precoce - Quando falamos em castração, o mais comum é o proprietário do animal esperar que as fêmeas entrem em cio ou que os machos fiquem sexualmente interessados ou comecem a demarcar território com urina para, então, pensar na realização da cirurgia. Deste modo, surgem crias indesejadas, aumentando, consequentemente, a população de animais errantes. Não se deve esperar que a fêmea entre em cio e, muito menos, que tenha uma cria para, então, optar pela esterilização! Por esta razão, a esterilização precoce - procedimento realizado em filhotes com idade de 6 até 16 semanas de idade, vem sendo amplamente empregada, pois a maturidade sexual e a capacidade reprodutiva podem vir a ocorrer antes dos seis meses de idade, tanto em cães quando em gatos. Estudos científicos relatam que a esterilização de gatas e cadelas antes do primeiro cio evita em até 95% a incidência de tumores mamários, e reduz em 100% a incidência de patologias no trato reprodutivo. Os estudos também demonstram que gatas intactas (não castradas) apresentam um risco sete vezes maior de câncer mamário, em comparação com gatas castradas. Para os machos, as vantagens da esterilização incluem diminuição: da agressividade, de comportamentos errantes (fugidas) e da micção em locais indesejados, além de evitar doenças como a hiperplasia de próstata (comum em cães de meia-idade) e hérnias. Vale lembrar também que a esterilização ajuda no controle de doenças como a sarna dermodécica, dermatites hormonais, epilepsia e diabete melito. Além disso, os animais castrados não tendem a ganhar peso excessivo, basta que sejam alimentados e exercitados apropriadamente.
Responsabilidade Social - A grande vantagem da esterilização precoce é o controle populacional, evitando cruzamentos indesejáveis. As comunidades gastam dinheiro público para controlar e eliminar animais indesejados. Com animais soltos nas ruas, aumentam os casos de agressões às pessoas por estes animais, aumenta a crueldade com estes e aumenta a incidência de acidentes de trânsito. Tudo isso ocorre porque há mais animais, e filhotes nascendo, do que lares responsáveis por estes, fazendo com que os animais excedentes acabem recolhidos para os CCZ's (Centros de Controle de Zoonoses) e, como não há espaço para todos, o sacrifício (eutanásia) é amplamente empregado.
A CADA PESSOA QUE NASCE, 15 CÃES E 45 GATOS NASCEM TAMBÉM!
SEJA RESPONSÁVEL, POIS ESTERILIZAÇÃO NÃO DÓI,
ABANDONO, SIM!
Texto: Claudia Batistella Scaf - CRMV/RS 7664
contato: claudiascaf@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário