quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Você Sabia?


Você Sabia?

Foto: Dave-F (Flickr)
_*_*_*_

     Qualquer que seja a natureza da pelagem do cão, os pelos morrem, crescem e se renovam. As mudas ocorrem geralmente duas vezes ao ano (na primavera e no outono), mas isso nos cães que vivem fora de casa, nos quintais, uma vez que a troca de pelos corresponde à modificação da luminosidade.
     Os cães que vivem dentro de casa ou em apartamentos, como são menos expostos às variações da luminosidade natural, perdem seus pelos o ano inteiro, com dois períodos de intesidade maior na primavera e no outono.
     Os banhos e as escovações regulares permitem remover os pelos mortos da pelagem. A frequência, no entanto, vai depender do tipo de pelagem. Há raças de pequeno porte que costumam viver em apartamenos e que necessitam, ainda de tosa constante, até mesmo para ficar de acordo com seu padrão racial. Em cada caso, consulte a opinião de um especialista.
     Ah, e não se esqueça: ao retornar de cada passeio com o pet, limpe bem suas patinhas, especialmente as almofadas plantares e, cada vez que seu cão fizer xixi ou cocô, é importante higienizar também seus orgãos genitais e o ânus. Sãao maneiras que, além de deixar a casa ou o apartamento limpos, ainda protegem o animal de possíveis contaminações.

Fonte: Almanaque Cães e Raças Especial - editora On Line - Ano 7, nº15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário