quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Coisas das Quais (infelizmente) são Feitos os Produtos de Maquiagem


Coisas das Quais (infelizmente) são Feitos os Produtos de Maquiagem



Maquiagem e produtos cosméticos são a salvação da civilização. O que seria da humanidade sem xampu? Ou batom? Quão bárbaros seriam os seres humanos sem pasta de dente? Dói pensar, mas a maquiagem mais cara possui ingredientes tão refinados quanto uma salsicha. E, não, você não quer saber do que são feitas as salsichas.  Já a maquiagem, é o seguinte:
Lanolina – Gordura de pêlo de animais
Imagine alguns bons dias sem lavar o cabelo. Sabe aquele filme brilhante que aparece? Aquele que se você torcer lubrifica o motor de um tanque de guerra? Esse sebo é repleto de lanolina. Como é difícil extrair lanolina de cabelos bem cuidados das dondocas (imagine manter as dondocas longe do banho), ela é comumente extraída de ovelhas (essas passam anos longe do banho).
Lanolina é a salvação da pátria  da indústria da maquiagem. Ela é emoliente, hidratante, sobre-engordurante, dispersante, aderente e plasticizante. Isso quer dizer que faz milagres em batons, fraldas, pomadas, cremes, pós, protetores solares… Sabe aquela grande novidade estampada na embalagem? O grande lance de marketing do produto? Palmas para o sebo, quer dizer, para a Lanolina.
Esqualeno – Óleo de fígado de tubarão
Esse que parece ser o ingrediente mais macho da indústria química, atrás apenas do pênis do tigre. É um óleo também e, sim, ele foi extraído primeiro de um fígado de verdade de um tubarão de verdade. Ingrediente macho assim não serve para maquiagem, certo? Ao contrário, Esqualeno é um excelente anti-oxidante  e possui como capacidade maior extrair as moléculas de hidrogênio da água e liberar apenas as moléculas de oxigênio, o que turbina a renovação celular.
O que quer dizer que, novamente, produtos cosméticos (maquiagem inclusive) que apregoam fazer bem para a sua pele com certeza foram brutalmente arrancados das tripas de um tubarão. Óleos de banho, hidratantes de rosto, protetor solar e maquiagem. Tudo por conta da briga com os tais radicais livres. Esqualeno é abundante na natureza e até o corpo humano o produz então tubarões já não são mais utilizados (ecologia, blá, blá, blá). Mas é muito mais legal pensar nas formas de extração desse treco aí.
Âmbar cinza (ou âmbar gris) – Vômito de baleia
Como baleias não têm etiqueta refinada, seu estômago é forrado de uma cera espessa que o protege das tranqueiras do mar como carapaças e garras e eventuais espadas de pirata. Essa massa pútrida e fedida  se acumula e a baleia chama o Juca direto sobre as bancadas assépticas dos laboratórios de pesquisa da Mac, Avon, Boticário, etc.
Isso não pode ser usado como maquiagem, certo? Quem faria isso? Como mencionado antes, essa cera de ouvido gigante vomitada fede. E muito. E por isso não é utilizada em maquiagem nenhuma. E usada em perfumes. Âmbar gris ajuda os aromas dos perfumas durarem mais tempo no corpo. Novamente, ecologia isso e aquilo, mas alguns perfumes mais conservadores (como o Chanel n 5), ainda o usam.
Diatomito
Finalmente um ingrediente com nome que parece científico! Dá até para acreditar em alguns anos de pesquisa foram dedicadas a ele. Bem, a pesquisa foi feita . Sabe aquela alga gosmenta que gruda na parede do aquário e fede pacas? Essa lazarenta deposita no fundo do mar e durante alguns milhares de anos se torna uma rocha sedimentar com poderoso poder abrasivo.
E por poder abrasivo imagine-se: esfoliante, tratamento de acne, limpeza de pele, etc. Não é exatamente maquiagem. Mas também Diatomito não é exatamente alga. Já é uma pedra. Ok, esfregar pedra na cara é bem mais normal do alga fedida morta.
Colesterol
O seu, o meu, o nosso! Esse que dispensa apresentações, o nosso querido colesterol que deveríamos fugir como o diabo da cruz é um ingrediente freqüente no mundo do disfarce de rugas. Logo abaixo da maquiagem de todo dia, cremes hidratantes e assemelhados fazem a pele e cabelos  mais lisos, macios, hidratados e uma outra série de vantagens que só uma boa gordureira é capaz de fazer por você.


Leia no oSabeTudo.com: Coisas das quais (infelizmente) são feitos os produtos de maquiagem | oSabeTudo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário