| 20/10/2011 Abandono aumenta a agressividade em cães | |
Neste ano, um cão da raça pit bull atacou um menino. A criança foi rapidamente socorrida pela mãe e ficou 15 dias internada no hospital.
Este fato trouxe a tona uma antiga discussão: qual seria o motivo para a agressividade dos cães?
O pit bull do ataque foi morto por vizinhos. A maioria tem este triste final. Os que sobrevivem são abandonados, e os que são resgatados passam o resto da vida em abrigos, já que ninguém se interessa em adotar esses animais.
Especialistas afirmam que este abandono é o preço que o cão paga por causa das falhas na criação do animal.
Ângela, presidente de uma ONG de animais, comenta que essas falhas são causadas pelo desconhecimento do dono pela raça e pela própria espécie. A falta de interação entre o dono e o animal causa um grande risco de agressividade.
A médica veterinária Ivana explica que cães como o pit bull, o rottweiller e o fila brasileiro possuem a musculatura da cabeça muito forte, ou seja, sua mordida tem muito impacto.
Além disso, eles possuem em sua genética um perfil de caça, por isso mantê-lo como cão doméstico acarreta uma série de adaptações. Muros altos e portões forte são algumas das providências, e claro, o animal tem que ser adestrado.
E o principal, o animal sente a falta de atenção do dono, ou seja, quando preterido ou abandonado o cão pode desenvolver características agressivas.
Fonte: R7 |

Nenhum comentário:
Postar um comentário