quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Origem do Maine Coon


A Origem do Maine Coon

Foto: Andréa Prestes
_*_*_*_

     Existem diversas lendas sobre a origem do Maine Coon. A mais difundida é a que o nascimento da raça foi resultado da cruza de gatos selvagens da região do Maine, leste dos EUA, com guaxinins (raccon, em inglês). Mas essa hipótese é geneticamente inviável, pois um cruzamento entre gatos e guaxinins jamais resultaria em filhotes.
     Também há quem acredite que o Maine Coon tem sua origem no cruzamento entre gatos trazidos pelos colonizadores europeus e gatos nativos. O clima rigoroso a que foram submetidos teria tornado-os uma raça forte, reistente e de pêlos longos.
     Outra hipótese, uma das mais razoáveis, é que é fruto do cruzamento de gatos americanos de pêlo curto com o Angorá e outras raças de pêlo longo. Esses cruzamentos teriam ocorrido no estado do Maine, Estados Unidos, o que rendeu ao Maine Coon o apelido de Mapache do Maine.
     Um mito mais romântico conta que os Maine Coon são descendentes dos gatos de Maria Antonieta, enviados para a América pouco antes da sua morte, com o objetivo de que pelo menos os gatos escapassem da Revolução Francesa.
     Como versão oficial da história, sabe-se que o Central Maine Coon Cat Club foi fundado em 1953 e contribuiu para a divulgação da raça. Depois, em 1976, foi criado o Maine Coon Breeders and Franciers Association, com o mesmo propósito de divulgação. No mesmo ano, o Maine Coon fo reconhecido oficialmente nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário