O Seu Aquário Passo-a-Passo - Parte II
Todas as dicas que você precisa para entrar no apaixonante mundo da aquarofilia
No primeiro post sobre como montar o seu aquário, falamos das escolhas que determinam o tipo de aquário, peixes e o local onde ele será colocado. Hoje, vamos falar sobre os equipamentos necessários para você fazer o seu aquário funcionar melhor e manter seus peixes saudáveis!
Os Equipamentos
Para iniciar a montagem, o primeiro passo é o substrato do aquário (fundo). Este deve ser de areião de rio, com uma granulagem entre 3 a 5 mm, encontrado em lojas especializadas. Evite usar cascalho, pois ele altera as qualidadeas da água. Para enxergar melhor o interior, faça o substrato inclinado, mais alto no fundo e mais baixo na parte da frente.
Plantas, troncos e enfeites ajudam a tornar seu aquário mais bonito. Mas deve-se tomar cuidados antes de colocá-los na água. As pedras não podem alterar o PH da água e os troncos devem passar por um processo de lavagem. Deixe-os de molho, e troque a água uma vez por semana até que ela não fique mais tingida.
As plantas vão servir como decoração e como filtro da água. Evite as flutuantes, pois elas vão bloquear a luz da luminária. Lembre de podá-las periodicamente e retirar as folhas velhas.
Você, provavelmente, vai precisar de equipamentos na manutenção do seu aquário. A iluminação de aquários funciona melhor quando é artificial, de preferência com lâmpadas fluorescentes. Além de ser essencial para o desenvolvimento das plantas, os peixes só se alimentam quando há claridade.
Outro equipamento importante é o aquecedor e o termostato. Na maioria das vezes, eles ficam num mesmo equipamento, facilitando seu uso. Também é bom providenciar um termômetro para checar a temperatura da água regularmente.
Mesmo com plantas, serão necessários filtros e oxigenadores que promovem a oxigenação da água através de borbulhas ou movimentação da água. Os filtros mecânicos captam partículas em suspensão na água através de materiais como lã ou nylon. A filtragem fina se dá através de carvão ativado e retira as impurezas diluídas. A filtragem biológica é a degradação da matéria orgânica realizada por bactérias benéficas. O ideal é conciliar estes três tipos de filtragem. A oxigenação é constante, mas se faltar luz, tudo bem. O aquário vai aguentar por algumas horas.
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário