O Seu Aquário Passo-a-Passo - Parte I
Todas as dicas que você precisa para entrar no apaixonante mundo da aquarofilia
Aquários são sempre muito apreciados por sua beleza, mas muita gente fica com um pé atrás na hora de montar o seu próprio. Entretanto, com as informações certas e um pouco de dedicação, qualquer um pode ser bem sucedido na aquarofilia.
Alé de ser uma atividade muito relaxante, pode servir como terapia ocupacional. Em comparação com outros animais de estimação, os peixes costumam dar menos trabalho e serem mais econômicos.
As Escolhas
Tudo começa na escolha dos peixes e do aquário. Ao contrário do que pode parecer, aquários maiores são mais fáceis de cuidar. Isso acontece pois em uma maior quantidade de água, as condições biológicas se mantém mais estáveis. Mas para decidir o tamanho exato, deve-se antes pensar em quais são os peixes que vão habitá-lo. Cada espécie exige determinadas condições e uma breve consulta nas lojas especializadas vai indicar qual o tamanho para o peixe que você escolheu.
Quando for comprar seus peixinhos, procure não misturar os dóceis com os agressivos. Escolha peixes mais resistentes, deixe os delicados para quando tiver mais prática. Mesmo aquarofilistas profissionais têm dificuldades com certas espécies.
Roberto Zimmer, da loja Zimmer de Porto Alegre, aconselha que pra quem deseja um peixinho prático, o beta é o ideal. "o beta se adapta a aquários pequenos, vive cerca de três anos e reconhece o dono", comenta. É um dos únicos peixes que pode viver sem oxigenação, poir respira na superfície. As cores vermelho e azul são as mais apreciadas.
Os aquários retangulares constumam ser mais apropriados, pois permitem a instalação dos equipamentos e facilitam a limpeza. Os aquários em formato de globo são pequenos e não permitem a instalação de equipamentos, servindo apenas a peixes bastante resistentes. Em qualquer caso, recomenda-se colocar uma tampa de vidro, o que diminui a exaporação, conserva a temperatura, impede que os peixes saltem para fora e evita que algo caia dentro do aquário. Mantenha a ltura da água até 80 cm, para facilitar a limpeza e a iluminação.
Agora, é hora de escolher o lugar da casa para o aquário. Roberto recomenda um local onde não incida luz solar direta e não seja muito frio, pois a temperatura da água baixa rapidamente. Uma medida prática é deixá-lo perto de uma tomada, para poder ligar os equipamentos com facilidade. Procure tranquilidade: circulação intensa de pessoas pode estressar os peixes. O último detalhe é experimentar um móvel, que deve ser resistente pois vai sustentar um grande peso. É recomendável deixar o aquário sobre um isopor de 1 cm de espessura.
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário