quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Florais Também Ajudam os Pets


Florais Também Ajudam os Pets - Parte I

Numa série de 4 posts, vamos falar do uso de Florais para melhorar o comportamento e a saúde dos animais de estimação.
_*_*_*_

     Você já deve ter ouvido falar das maravilhas que os florais proporcionam aos humanos. Mas sabia que os mesmos benefícios podem se estender para o seu pet?
     Ruth Azambuja, proprietária de Bebê e Maneco, comprovou em si mesma os resultados positivos do uso dos florais. Quando ficou sabendo que os florais também podem ser administrados a animais, não teve dúvida. Hoje, seus oito gatos tomam florais, principalmente, quando chega um novo morador na casa. "Todos os meus gatos foram adotados já adultos. Os florais funcionam muito bem nos momentos de adaptação. O Guri, por exemplo, não aceitava gatos novos na casa por ter sofrido ataques de outros gatos enquanto ainda vivia na rua, tendo quase perdido uma perna numa briga. Hoje, a aceitação é bem mais tranqüila", conta.
     Além disso, os florais também ajudam os gatos recém-chegados a se acalmarem, sentirem mais segurança e "esquecerem" os traumas do abandono. "O Alfredinho, por exemplo, chegou em casa com muitos problemas psicológicos. Bastou uma semana de uso de florais para se perceberem os resultados", explica Ruth.
     Ruth também já utilizou florais em casos de pré e pós-cirúrgicos, e para a Bebê, os florais são dados por causa do medo. "Ela ficava muito assustada quando outros gatos vinham brincar com ela. Hoje, a Bebê está mais tranqüila", completa.
     A descoberta da terapia floral é adtribuída ao Dr. Edward Bach, médico inglês que, no início do século XX, estabeleceu  seus fundamentos teóricos e filosóficos. Alguns autores, no entanto, fazem referência à utilização de flores para o esquilíbrio físico e emocional por antigas civilizações. Papiros egípcios já descreviam o uso de plantas para a cura de doenças, incluindo as flores como forma de tratar distúrbios afetivos.
     A terapia floral é classificada como medicina vibracional e é aceita pela OMS (Organização Mundial da Saúde). "Esta terapia envolve a aplicação de essências florais para um programa de estimulação de saúde do animal. É um método simples e natural de curar", esclarece a farmacêutica da Farmácia Vida Animal, Daniela da Rosa Moreira.
     O uso da terapia floral em animais tem se difundido e é cada vez mais recomendado por veterinários homeopatas e/ou holísticos e terapeutas especialistas em comportamento animal. Como resultado, existem relatos abundantes provando sua eficácia no tratamento dos pets.

INDICAÇÃO DE FLORAIS
     A indicação das essências florais baseia-se na identificação dos estados emocionais que se encontra em maior evidência no momento da entrevista terapêutica onde o animal é individualizado de acordo com as suas características. Recorre-se às informações dos cuidadores e/ou de seu responsável, observando-se também suas atitudes durante a consulta.
     O ideal, na indicação de um floral, é que:
  • seja estudada a herança genética, parto, infância do animal;
  • seja avaliado o relacionamento com os proprietários;
  • seja feita uma avaliação clínica do animal. É muito importante fazer o diagnóstico da patologia que aflige o paciente antes de escolher qual ou quais florais que ele necessita. Deve haver um cuidado especial em se chegar a um diagnóstico clínico e psicológico precisos, utilizando-se todos os métodos semiológicos e de laboratório, pois a terapia floral é uma terapia complementar aos diagnósticos clínicos do médico veterinário.
Ruth Azambuja, com Bebê e Maneco

Nenhum comentário:

Postar um comentário