segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dermatologicamente falando


O professor Cid Figueiredo, da Universidade Federal de Lavras (UFL), diz que diversas doenças podem ser contraídas num estabelecimento de banho e tosa com condições higiênicas inadequadas. Entre elas, destacam-se as dermatofitoses(enfermidades de pele produzidas por fungos) e as parasitoses cutâneas (sarnas), que podem surgir se os instrumentos e materiais utilizados não estiverem limpos e desinfetados. “Além dessas, outros problemas podem surgir como as ulcerações, processos inflamatórios, etc.”

De acordo com Figueiredo, o uso de produtos errados num procedimento como o banho e tosa vai desde danos à saúde do animal ao incremento de despesas aos proprietários, que poderiam ser evitadas. Portanto, todos esses estabelecimentos que manipulam ou executam serviços destinados a animais devem ter, por lei, um médico veterinário responsável. Os tratamentos dessas doenças variam conforme a sua natureza.

Apesar de haver noções de clínica dermatológica na universidade, o professor diz que seria interessante que os profissionais adquirissem conhecimentos mais específicos na área para evitar contágios e transmissão de doenças de pele. “A dermatologia veterinária é um campo efetivo de especialização profissional, uma vez que as doenças de pele estão entre as mais incidentes em cães e gatos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário