quarta-feira, 14 de março de 2018

O mundo dos grandes felinos





Bem vindos a coluna de estreia! É tão difícil saber por onde começar a falar sobre esses maravilhosos animais... optei por uma introdução geral ao mundo absolutamente fascinante dos felinos.


O maravilhoso tigre siberiano, um dos meus animais favoritos.
Existem cerca de 37 espécies de felinos (o número varia porque alguns especialistas consideram algumas espécies separadamente e outros não), o maior é o Tigre Siberiano (ou Tigre de Amur), o peso-pesado que chega a mais de 350Kg. O menor é o Gato-Ferrugem, que mal chega aos 1,5kg.
Todos os felinos pertencem a família Felidae, que por sua vez contém 4 subfamílias:

Acinonychinae, são apenas os guepardos (Acinonyx): esses animais possuem características muito especiais, que abordarei numa futura coluna;
Felinae, que inclui Caracal, Catopuma, Felis, Herpailurus, Leopardus, Leptailurus, Lynx, Oncifelis, Oreailurus, Octolobus, Prionailurus, Profelis e Puma;
Pantherinae, contém Neofelis, Panthera, Pardofelis e Uncia;
Manchairodontinae, que são os extintos Tigres de Dente de Sabre.

A distribuição das populações nativas é bastante variada em quase todo o planeta, com exceção dos pólos e Oceania. Além do tamanho e da pelagem, não existe extrema variedade nas características dos felinos, selvagens ou domésticos: carnívoros obrigatórios, nasceram para a caça, garras e dentes afiadíssimos, visão e audição extremamente apuradas e uma graça no andar que é a inveja de qualquer outra espécie! Alguns deles, por exemplo os guepardos, linces e pumas ronronam como os nossos gatinhos domésticos!!!

O mais famoso dos grandes felinos, o majestoso leão.
No momento a opção mais fácil para fotografá-los é obviamente visitar um BOM zoológico, onde os animais são bem tratados, tem bastante espaço e atividades, ou um safári fotográfico no habitat natural, que é uma excelente opção pra quem tem tempo e dinheiro para uma fantástica aventura! Invista numa câmera decente (não precisa ser caríssima, hoje em dias existem centenas de opções), não tenha medo de tirar 10, 20 fotos do mesmo animal (mude o ângulo, sente no chão ou se estique) nem de aprender a usar programas de edição (vários são de graça). E pratique com os seus gatos, mas claro, não forcem os bichanos a fazerem poses, quanto mais divertido for para eles, maiores serão as oportunidades para o fotógrafo de capturar a pose perfeita. Também não adianta ficar gritando, assobiando ou fazer macaquices para chamar atenção dos gatos selvagens, só vai servir para assustá-los. Tenha paciência! Ou faça amizade com os funcionários do zoológico! Eu sempre tenho longas conversas, pergunto de tudo, nome do animal, dieta, comportamento etc. E os bichanos sabem que funcionário=comida e chegam pertinho, fique com a câmera preparada!

Detalhes importantes: os olhos e a pelagem única de alguns gatos,
como a Pantera-nebulosa.
Por falar em zoo, eu sei que muita gente é totalmente contra qualquer tipo de zoológico. Obviamente eu também adoraria que todos os animais fossem livres e vivessem a sua vida do jeito mais natural possível, mas infelizmente a maioria das espécies estão em vias de extinção principalmente pelas ações do mais cruel e eficiente predador que já existiu - o ser humano, que mata e destrói por prazer e ganância... a solução, na minha opinião, é EDUCAÇÃO, ensinar principalmente aos pequenos que todos os animais são parte importante da natureza e devem ser respeitados e admirados vivos!

Vocês têm algum gato selvagem favorito que gostariam de ver aqui? Deixem suas sugestões, perguntas, comentários (e correções também!) abaixo ou me sigam no Twitter! Até a próxima!

Bea

terça-feira, 13 de março de 2018

Mulher Gato




Agilidade, rapidez, sensibilidade e sutileza. Características que são absolutamente comuns aos nossos queridos felinos despertaram forte interesse em roteiristas desde a década de 1940 fazendo com que pensassem: o que um ser humano com tais habilidades poderia fazer? Que proezas seriam capazes de realizar? Mas como esse povo do entretenimento gosta de ver o “circo pegar fogo” nada melhor que atribuir esse talento todo a uma vilã. Assim nasceu Selina Kyle, a Mulher-Gato.


Há muito tempo a história da ladra que se utiliza do estilo sorrateiro dos gatos para executar seus crimes atormenta o “Homem-Morcego”. Existe pelo menos uma dezena de versões da bandida na TV e no cinema sem contar as dos quadrinhos. Variando entre vilã misteriosa ou uma personagem sexy sempre se utiliza das muitas facetas dos bichanos pra empreender seus atos.


Seja adquirindo seus poderes valendo-se do mito das 7 vidas ou mesmo apenas “emulando” os hábitos felinos em todas as suas versões ganhou destaque e até uma certa empatia com o público por ser um personagem bastante autônomo, inteligente e atraente, física e psicologicamente. O próprio Batman vive lutando contra seus instintos pra não “cair nas garras dessa gata”.


Dessa vez, a responsável por interpretar Selina será Anne Hathaway e com a proximidade do lançamento do novo filme de Christopher Nolan – a continuação da sua visão da história do Cavaleiro das Trevas – começam a surgir as primeiras imagens da atriz vestida como a vilã.


Suas duas últimas predecessoras, Halle Berry e Michelle Pfeiffer abusaram das roupas sensuais e também da elasticidade e capacidade aeróbica dos gatos.




Será que essa nova Mulher-Gato também seguirá essa linha ou vai se valer apenas de “brinquedinhos”?
Parece bem mais perigoso que um novelo, não?


O filme deve estrear apenas em Julho de 2012 mas já dá pra ter uma ideia do que veremos pela frente por essas imagens:




E vocês, gostam dos filmes ou seriados em que a Mulher-Gato participa? Tem alguma predileção por alguma? Deixe seu comentário.

Abraços

Alison